Sobre

A área da Nutrição e qualidade de vida está crescendo cada vez mais e isso é muito bom. Entretanto, muitas informações são passadas de forma errônea e sem respaldo cientifico. Por isso, decidi criar um blog que tenha o objetivo de fornecer informações de qualidade sobre Nutrição e Saúde. Existe todo tipo de informação nesta área e todo mundo acha que sabe de nutrição, entretanto a nutrição vai muito além do que só contar calorias!

No blog você vai encontrar textos sobre diversos temas relacionados à saúde, receitas, dicas de produtos, fotos e vídeos interessantes para quem gosta de se informar.

O que é Nutrição Funcional?

A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes conforme a individualidade bioquímica de cada indivíduo. Ao invés de limitar-se à prescrição de dietas com alimentos funcionais considerados saudáveis, pois o que é saudável para uma pessoa pode causar doenças à outra, a nutrição funcional observa sinais, sintomas e características de cada paciente e os relaciona com alguma carência ou excesso de nutrientes, buscando assim corrigir desequilíbrios nutricionais que podem sobrecarregar o sistema imunológico e desencadeiam processos inflamatórios agudos e crônicos provocando doenças como obesidade, depressão, fibromialgia, insônia, osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares, desordens estéticas, hiperatividade infantil, redução da performance física, desordens tireoideanas, entre outras.

Princípios da Nutrição Funcional:

  1. Individualidade bioquímica
  2. Modulação da expressão gênica pelo meio e pelo nutriente;
  3. Tratamento centrado no paciente e não na doença, identificando e tratando causas e não apenas sintomas;
  4. Interconexões dos fatores fisiológicos;
  5. Equilíbrio nutricional evitando-se carências e excessos;
  6. Saúde como vitalidade positiva.