A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

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10 dez 2013

Tire suas Dúvidas sobre Ceia Saudável!!

ceia

 Este mês montamos uma série de perguntas e respostas sobre dúvidas que são bem comuns de aparecer no consultório na época das festas de finais de ano. Veja algumas dicas para montar uma ceia saborosa e saudável!!!

 

É possível fazer mudanças na preparação dos pratos típicos da ceia e não alterar o sabor?

R: Com certeza, algumas preparações podem ficar ainda mais saborosas utilizando ervas naturais e frutas, por exemplo.

Quais são as frutas que não podem faltar na ceia? Quais são seus benefícios?

R: Ameixa, uvas, amora, cereja, romã são frutas típicas da nossa ceia que não podem faltar na ceia. A romã, além de além de ser um símbolo de sorte para o próximo ano, é considerado um antioxidante, auxiliando na redução do colesterol e pressão arterial. A ameixa, uva, cereja, amora, contém as antocianinas que evitam o envelhecimento precoce, anti-inflamatório, anti-alérgico, e evita o ganho de peso.

Podemos abusar das frutas secas, devidos a seu baixo valor calórico? Quais são os seus benefícios para a saúde?

R: As frutas secas com certeza são menos calóricas do que uma torta de chocolate ou um panetone por exemplo. Além de auxiliarem no trânsito intestinal, fonte de vitaminas e minerais e ajustar o sistema hormonal. Porém deve–se tomar cuidado com o consumo exagerado delas, pois como a concentração de açúcar e gordura é maior nas frutas secas comparados as frutas frescas as calorias delas não devem ser ignoradas. Exemplo: Em 100g de ameixa seca tem 225kcal enquanto que a ameixa frescas tem 75 kcal.

Quais são as recomendações básicas para uma ceia mais saudável?

• Beba pelo menos 2 litros de água para facilitar a desintoxicação do organismo;

• Não deixe de lado a atividade física mesmo nessa época do ano;

• Durante a ceia, consuma primeiramente a salada antes do prato principal, isto faz com a sensação de saciedade aumente e você coma menos os pratos mais calóricos;

• Deixe para ingerir bebidas alcoólicas somente na hora do brinde, pois são altamente calóricas e estimulam o apetite; (Melhor opção de bebida alcoólica é o vinho tinto);

• Não fique sem comer o dia todo para poder abusar na ceia, isto só vai prejudicar seu metabolismo e facilitar o ganho de peso;

• Coma um pouco de cada preparação sem exceder ou repetir o prato;

• Cozinhe com mínimo possível de óleo, dando preferência aos óleos vegetais e azeite;

• Prefira sobremesas que utilizem frutas secas pois saciam mais rápido ou à base de frutas e com caldas de frutas. Ex: Pêssego em caldas, manjar light com calda de ameixa, mousses light;

• Opte pelos sucos naturais de frutas como suco de uva integral, por exemplo, águas aromatizadas com hortelã ou alecrim e em último caso refrigerantes light;

• O uso do azeite de oliva, oleaginosas e peixes são uma boa opção para o cardápio de final de ano, pois ajudam na limpeza do organismo e protege o fígado contra os excessos;

• Evite os salpicões, maioneses, molhos à base de creme de leite e molhos prontos ricos em sódio, eles são mais calóricos e gordurosos;

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Saúde!

www.carolbaccei.com.br

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