A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

[ +mais ]

2 fev 2012

Proteção Gástrica atráves da Nutrição Funcional

Bom dia, Queridos Seguidores!

A pauta que fizemos no Programa Você Bonita da TV Gazeta foi um grande sucesso! Por isso vou deixar aqui algumas informações a mais sobre o tema. Ah, em breve vamos falar novamente sobre o tema na TV… aguardem!
O estômago é um órgão alvo de muitas agressões e há muitas queixas relacionadas a ele, como: a gastrite, queimação, refluxo (azia), má digestão, empachamento, etc. O uso de antiácidos é comumente visto nestas situações e os mesmos têm como função neutralizar a acidez estomacal e, com isso, proporcionam alívio imediato aos sintomas de queimação. Para muitas pessoas, essa solução imediata é mais fácil do que adotar hábitos alimentares saudáveis, retirando os alimentos comumente consumidos, que promovem a agressão da parede do estômago. O uso prolongado de antiácidos e inibidores de bombas de prótons (como Omeprazol®, Pantoprazol®) irá gerar uma alcalinização do conteúdo gástrico, ou seja, o suco gástrico perde sua acidez e, assim, há o comprometimento da digestão de proteínas, minerais como o Ferro, além de vitaminas como a B12. Com a “diluição” do conteúdo gástrico, a digestão fica comprometida e, assim, o alimento permanece por mais tempo no estômago, o que gera desconforto e sensação de empachamento. Além disso, a má digestão de proteínas favorece que macromoléculas mal digeridas penetrem pelo intestino e cheguem à corrente sanguínea, disparando a ação do sistema imunológico e o início de diversos processos inflamatórios que podem estar relacionados com a causa do refluxo.
Causa principal destes sintomas: Dieta desequilibrada (Frituras, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e doces, grande volume de alimentos em uma refeição, uso excessivo de anti-inflamatórios, excesso de alimentos industrializados, uso excessivo de antiácidos, chocolates, gorduras, água com gás, leite e derivados, soja, entre outros.
CONDUTA NUTRICIONAL:
Tem por objetivo reequilibrar a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas essenciais para a digestão de todos os nutrientes através da utilização de chás digestivos:
Alecrim – Considerado um omeprazol natural
Hortelã –  Função digestiva
Espinheira Santa – Possui taninos que ajudam na proteção do epitélio gástrico
Melissa – Alcama a irritação
Maracujá – Alcama a irritação

Guaçatonga– Protege o estômago e evita lesões sem modificar a produção do suco gástrico (cicatrizante)

Boldo do Chile – Aumenta a produção de sais biliares melhorando a digestão
Importante não esquecer!
Enriquecer a alimentação com alimentos fontes de nutrientes reparadores e de crescimento da mucosa como zinco, vitamina E, vitamina A, vitamina B12, ácido fólico e vitamina C.
Evitar alimentos que causam a resposta inflamatória

Beijos e Abraços a todos!

Um já comentou!

  1. ninaldo disse:

    6 de novembro de 14 às 3:50

    Guacatonga é muito melhor q omeprazol

    Responder

Deixe seu comentário

*
*

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos posts