A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

[ +mais ]

15 dez 2011

Perguntas & Respostas: Ceia Saudável

É possível fazer mudanças na preparação que não alterem o sabor?
R: Com certeza, algumas preparações podem ficar ainda mais saborosas utilizando ervas naturais e frutas, por exemplo.
Quais são as frutas que não podem faltar na ceia? Quais são seus benefícios?
R: Ameixa, uvas, amora, cereja, romã são frutas típicas da nossa ceia que não podem faltar na ceia. A romã, além de além de ser um símbolo de sorte para o próximo ano, é considerado um antioxidante, auxiliando na redução do colesterol e pressão arterial. A ameixa, uva, cereja, amora, contém as antocianinas que evitam o envelhecimento precoce, anti-inflamatório, anti-alérgico, e evita o ganho de peso.
Podemos abusar das frutas secas, devidos a seu baixo valor calórico? Quais são os seus benefícios para a saúde?
R: As frutas secas com certeza são menos calóricas do que uma torta de chocolate ou um panetone por exemplo. Além de auxiliarem no trânsito intestinal, fonte de vitaminas e minerais e ajustar o sistema hormonal. Porém deve–se tomar cuidado com o consumo exagerado delas, pois como a concentração de açúcar e gordura é maior nas frutas secas comparados as frutas frescas as calorias delas não devem ser ignoradas. Exemplo: Em 100g de ameixa seca tem 225kcal enquanto que a ameixa frescas tem 75 kcal.
Quais são as recomendações básicas para uma ceia mais saudável?
• Beba pelo menos 2 litros de água para facilitar a desintoxicação do organismo;
• Controle a alimentação antes e depois das festas para evitar ganho de peso e evitar que seu metabolismo lento;
• Não deixe de lado a atividade física mesmo nessa época do ano;
• Durante a ceia, consuma primeiramente a salada antes do prato principal, isto faz com a sensação de saciedade aumente e você coma menos os pratos mais calóricos;
• Deixe para ingerir bebidas alcoólicas somente na hora do brinde, pois são altamente calóricas e estimulam o apetite; (Melhor opção de bebida alcoólica é o vinho tinto);
• Planeje o cardápio da ceia para que não haja faltas e nem sobras;
• Não fique sem comer o dia todo para poder abusar na ceia, isto só vai prejudicar seu metabolismo e facilitar o ganho de peso;
• Coma um pouco de cada preparação sem exceder ou repetir o prato;
• Cozinhe com mínimo possível de óleo, dando preferência aos óleos vegetais e azeite;
• Prefira sobremesas que utilizem frutas secas pois saciam mais rápido ou à base de frutas e com caldas de frutas. Ex: Pêssego em caldas, manjar light com calda de ameixa, mousses light;
• Prefira também molhos para carnes à base de frutas como laranja, limão, abacaxi, maracujá;
• Uma opção saborosa, saudável e ainda ajuda no trânsito intestinal é uma farofa feita com grãos: quinoa, grão de bico, linhaça, semente de girassol;
• Opte pelos sucos naturais de frutas como suco de uva integral, por exemplo, águas aromatizadas com hortelã ou alecrim e em último caso refrigerantes light;
• O uso do azeite de oliva, oleaginosas e peixes são uma boa opção para o cardápio de final de ano, pois ajudam na limpeza do organismo e protege o fígado contra os excessos;
• Prefira os alimentos integrais como o arroz integral, estes contém fibras e vitaminas que vão ajudar a eliminar a gordura mais facilmente e estimular o bom funcionamento intestinal;
• Prefira os assados, grelhados ou cozidos;
• Evite os salpicões, maioneses, molhos à base de creme de leite e molhos prontos ricos em sódio, eles são mais calóricos e gordurosos
Espero que essas dicas auxiliem vocês a reduzir os prejuízos nas comilanças de final de ano!
Um Feliz Natal para todos e um 2012 repleto de Saúde e Sucesso!
Beijos da Nutri

2 já comentaram!

  1. Equipe AlimentaçãoNatural.com.br disse:

    2 de janeiro de 12 às 13:00

    Parabéns Dra.Carolina, sempre trazendo muitas informações necessárias a todos!!!

    Responder
  2. Nutri Carol Baccei disse:

    2 de janeiro de 12 às 21:33

    Obrigada! Continue nos acompanhando!

    Feliz 2012!

    Beijos

    Responder

Deixe seu comentário

*
*

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos posts