A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

[ +mais ]

13 set 2011

Documentário sobre os impactos dos agrotóxicos no Brasil

“O veneno está na mesa”, este é o título do filme recém lançado pelo cineasta Silvio Tendler sobre os impacos dos agrotóxicos no Brasil. O filme mostra o perigo a que se está exposto por conta do emprego de agrotóxicos na agricultura, e como este modelo beneficia as grandes transnacionais do veneno em detrimento da saúde da população. O documentário faz parte de um conjunto de materiais elaborados pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
O deputado Simão Pedro, relator da CPI da Segurança Alimentar na Assembleia Legislativa, no início deste ano e autor do PL 743/2009 que propõe o banimento do uso, em São Paulo, de 14 princípios ativos de agrotóxicos nos alimentos (80% já proibidos em quase todo o mudo), propõe políticas públicas, como as de combate ao consumo excessivo e desregrado de agrotóxicos no Brasil e no Estado de São Paulo.
Sinopse do filme
O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.
O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

Links do filme:

Parte – 1 http://www.youtube.com/watch?v=WYUn7Q5cpJ8&NR=1

Parte – 2 http://www.youtube.com/watch?v=NdBmSkVHu2s&feature=related

Parte – 3 http://www.youtube.com/watch?v=5EBJKZfZSlc&feature=related

Parte – 4 http://www.youtube.com/watch?v=AdD3VPCXWJA&feature=related

Agradecimentos:
José Bassit da Blessing que me enviou estes links tão valiosos!

Deixe seu comentário

*
*

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos posts