A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

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4 jul 2011

FESTA JUNINA: Cuidados com os quitutes!

cardápio de festa junina é realmente muito saboroso e cheio de delícias, entretanto, essas delícias devem ser consumidas com moderação para quem precisa controlar o peso, já que a maioria das preparações são ricas em açúcar e gordura.Em contrapartida, os alimentos mais comuns nesta época do ano também possuem muitos nutrientes importantes para nosso organismo.
Milho: Alimento energético, rico em fibras, vitaminas E, B1, B2, ácido pantotênico (com ação antiinflamatória e na manutenção do sistema nervoso central, além de participarem nos mecanismos de geração de energia celular). Do milho são feitos o curau, o bolo de fubá, a pamonha, o cuscuz, canjica, milho cozido, pipoca;
Amendoim: Rico em ácidos graxos monoinsaturados (importante no controle do colesterol), Ômega 3 (antioxidante e antiinflamatório), Vitamina E, Vitaminas do complexo B, selênio (aumenta a imunidade, previne câncer e doenças cardiovasculares) e magnésio (importante na fixação de cálcio nos ossos e dentes). Pode ser consumida torrada ou usada no preparo de doces como a paçoca e o pé-de-moleque;
Batata doce: Rica em carboidratos, vitaminas A (ação antioxidante, também mantém a integridade da pele e olhos), C (aumenta a absorção de ferro e participa da formação de colágeno), B1, B2 e B5, magnésio, fósforo (participa na contração muscular) e ferro (previne anemias). Pode ser servida assada ou usada como base para doces e bolos;
Pinhão: Rico em carboidratos e pobre em gorduras, sua polpa é rica em ferro, fósforo, vitamina C, Vitaminas do complexo B e proteínas;
Abóbora: Fruto rico em beta-caroteno (precursor da vitamina A), vitaminas do complexo B, fibras e ferro;
Coco: Sua polpa é bastante calórica, rica em gorduras e fibras. É também fonte de potássio (auxilia no controle da pressão arterial e hidratação), sódio , cloro e fósforo.

Dicas Preciosas:
Antes de sair para ir a festa junina, coma um prato de salada crua variada, para auxiliar na saciedade, evitando que você coma mais do que realmente precisa
Tome bastante água para ajudar na desintoxicação do organismo
Nos dias seguintes à festa: compense com uma alimentação rica em verduras, frutas e alimentos integrais!

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