A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

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13 jul 2011

Alimentação para fortalecer o Sistema Imunológico

Hoje participei do Programa Você Bonita da TV Gazeta e falamos sobre um tema que foi grande sucesso: Alimentos que podem fortalecer o Sistema Imunológico!
O inverno é um período em que muitas pessoas sentem uma queda do sistema imunológico, favorecendo infecções respiratórias, gripes e resfriados.A Nutrição Funcional pode auxiliar na busca de um sistema imune mais equilibrado que suporte as mudanças climáticas e ao estresse ambiental.

FUNÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
O sistema imunológico protege o organismo combatendo os microorganismos invasores que podem levar ao desenvolvimento de doenças.

ALGUNS ALIMENTOS IMPORTANTES para FORTALECER O SISTEMA IMUNE:

Probióticos – São as bactérias benéficas que agem no intestino, favorecendo a melhor absorção dos nutrientes e por conseqüência aumentam as defesas do organismo.O intestino concentra boa parte das células de defesa do organismo.
Tomate, cenoura, couve – Fonte de betacaroteno que se transforma em vitamina A no nosso organismo e ativa o sistema imunológico.Melhor consumir cru ou no vapor para preservar os nutrientes
Limão – Fonte de vitamina C e ácido cítrico que tem função antibactericida.
Mel – Possui um antibiótico natural que tem função expectorante, diminui o muco e dores de garganta. O mel também é um prebiótico, alimento para as bactérias benéficas.
Óleo de coco – Rico em ácido láurico e caprílico que possuem função antifúngica, antiviral, termogênico e ainda aumenta as desfesas do organismo.
Gengibre – Expectorante, bom para dor de garganta, digestivo, fortalecimento do sistema imune.
Semente de Abóbora –  Quando o zinco está baixo no sangue a uma redução na resposta imunológica. A semente de abóbora é riquíssima em zinco.
Alho – Contém uma substância chamada alicina que tem função hipotensora, reduz colesterol e estimula a resposta imunológica.
Chá verde – Rico em antioxidantes, termogênico e estimula o sistema imunológico.
Shitake – Rico em fibras e nutrientes,contém também as lentinanas,substância que estimula a produção dos macrófagos e linfócitos T que protegem o organismo contra invasores.

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