A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

[ +mais ]

22 fev 2011

O que são Frutas Liofilizadas?

As frutas liofilizadas nada mais são que frutas que passaram por um processo diferente de desidratação. Na liofilização, o produto é submetido a baixas temperaturas e pressão, e a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso. O resultado deste processo são pedaços de frutas que mantêm a pigmentação e o formato originais.
O sabor pode haver alguma alteração, como por exemplo, a banana e o abacaxi fica mais acentuado sendo que o abacaxi ainda possui acidez marcante, já o mamão, em fatias finas e secas, pode parecer insosso. A liofilização faz com que o alimento perca muito menos nutrientes do que quando a desidratação ocorre por meio de exposição ao calor.
A retirada da umidade faz com que os nutrientes fiquem ainda mais concentrados nesses produtos: 100 g do produto pode equivaler a até um quilo das frutas “in natura”, já que grande parte delas é composta por água. Por isso, quem quer inserir o produto na dieta precisa ficar de olho na quantidade ingerida.
Por ser pouco agressivo, o processo de liofilização mantém a cor e o sabor dos alimentos, não sendo necessária a adição desses aditivos. Como se trata de uma tecnologia de alto custo, as frutas liofilizadas costumam ser bem mais caras do que as “in natura” ou as secas de forma tradicional.
Devido à facilidade de transporte, o produto pode valer a pena como lanche intermediário em algumas situações. Esportistas e pessoas em viagens longas também podem se beneficiar muito de produtos liofilizados.
Mas lembre-se, não é recomendável usar o produto para substituir o consumo de frutas naturais, pois uma das vantagens das frutas é ajudar a hidratar o organismo.

2 já comentaram!

  1. Samara Araujo disse:

    10 de setembro de 11 às 18:20

    Uau!! Gostei IMENSO!! Eu não conhecia nada disso. Um amigo na igreja comentou que a Nestlé era a única empresa que tem técnica e maquinário avançadíssimos para LIOFILIZAR. E há uma empresa que manda FERRO para eles fazerem a liofilização. Qdo ele disse isso, eu arregalei os olhos e… “HÃ??? … mas o que é isso? – perguntei. Bom… e para concluir, vim cá na net e encontrei esta explicação simplesmente fantástica sobre este processo.
    Vocês estão mesmo de parabéns!!
    Graças a isso, estou a aprender + um bocadinho.
    Obrigada.

    Responder
  2. Dra.Carolina Baccei disse:

    12 de setembro de 11 às 1:26

    Que bom que gostou Samara!

    Continue acompanhando o blog.

    Obrigada pelo comentário.

    Beijos

    Responder

Deixe seu comentário

*
*

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos posts