A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

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30 set 2010

Banana e Cãimbra

Devido a banana ser rica em potássio, muitas pessoas acreditam que comê-la elimina cãimbras musculares. Entretanto, o maior reservatório corpóreo de potássio são as células dos músculos. A ordem dos minerais dentro do músculo é esta: o potássio se encontra dentro da fibra muscular e o sódio , fora dela.Quando há uma inversão de posição, ou seja, o sódio entra na fibra e o potássio sai, o músculo se contrai involuntariamente; essa contração é chamada de cãimbra. Ainda não há evidências científicas comprovatórias de que essa seja a única causa, porque estudos nessa direção sugerem que uma deficiência de magnésio associada à de cálcio e potássio pode causar a cãimbra. Especialistas na área esportiva acrescentam a essas declarações que a desidratação decorrente do exercício e a intoxicação por metabólicos provenientes da atividade física intensa, como amônia e o ácido láctico, geram uma acidose também capaz de provocar cãimbra.

Fontes Alimentares desses minerais:

Magnésio:Vegetais de folhas verde escura, algas marinhas, maçã, damasco, abacate, banana, figo, pêssego, melado de cana, lêvedo de cerveja em pó, arroz e trigos integrais, alho, gergelim, feijões, peixe, laticínios e brotos.

Potássio: Frutas secas, abacate, banana, melado de cana, lêvedo de cerveja em pó, alho, nozes, batata, abóbora, inhame, arroz e trigo integrais, laticínios.

Cálcio: Laticínios, verduras escuras, melado de cana, brócolis, repolho, couve, algas marinhas, figo, avelã, aveia, brotos.

Fonte: Adaptado da Revista Vida e Saúde

2 já comentaram!

  1. Anonymous disse:

    12 de julho de 11 às 23:23

    não ficou claro pra mim se a banana elimina ou ñ a câimbra …???

    Responder
  2. Dra.Carolina Baccei disse:

    13 de julho de 11 às 15:24

    Boa tarde,

    Este texto diz que não é só comer banana que vai evitar as cãimbras,já que o motivo deste desconforto não é só a falta de potássio mas também de magnésio e cálcio. Daí você precisa também ingerir outros alimentos fontes destes minerais.

    Identifique-se com o nome quando puder, por favor!

    Espero ter ajudado.

    Obrigada

    Responder

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