A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

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15 ago 2010

Menopausa X Alimentação

Nessa fase da vida da mulher, a quantidade de estrogênio produzido pelo organismo diminui drasticamente. O hormônio atua sobre os ossos, coração e cérebro e a sua falta provoca os sintomas mais comuns da menopausa:

Ondas de calor

Suores

Mudanças de humor, entre outros.

O tratamento mais adotado para amenizar o problema é a terapia de reposição hormonal (TRH), mas seus efeitos colaterais incluem sangramento irregular e ganho de peso. Por isso, recorrer a uma dieta capaz de regularizar os hormônios e uma alternativa importante.

Os alimentos que devem ser incorporados a dieta são:

Alimentos a base de soja (Isoflavonas)

Sementes de linhaça dourada (lignanas)

Iniciar sempre as principais refeições com um prato de sobremesa de hortaliças contendo couve-manteiga, couve-flor, repolho e brócolis. Esses alimentos melhoram os sintomas associados à depressão, evitam as ondas de calor e a insônia.

Os alimentos que devem ser evitados:

Queijos amarelos

Carnes gordurosas

Embutidos

Chocolates

Sorvetes cremosos

Bebidas alcoólicas em excesso

Pratos condimentados

Alimentos ricos em cafeína

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