A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

[ +mais ]

28 maio 2010

O que é Amaranto?

O amaranto já é conhecido em vários países, porém, aqui no Brasil não faz muito tempo que começamos a ouvir sobre esse grão altamente nutricional. As pesquisas realizadas com o amaranto se iniciaram por volta de 1996 e a partir daí começou o seu cultivo no Brasil.
O Amaranto é um grão que possui aproximadamente 15% de proteínas de alto valor biológico (aquela com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). Segundo alguns estudos, o amaranto pode se comparar com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais, além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.
Não contém glúten, sendo uma boa opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, portanto, a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.
Pode ser comercializado em flocos naturais, semelhante aos flocos da aveia, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca.
As pesquisas vêm mostrando que esse grão também pode agir na redução dos niveís de colesterol no sangue.

2 já comentaram!

  1. Anonymous disse:

    18 de janeiro de 11 às 13:20

    o amarante emagrece?

    Responder
  2. Dra.Carolina Baccei disse:

    18 de janeiro de 11 às 19:38

    Olá,

    Em primeiro lugar, obrigada pelo post!

    O amaranto é um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais e não contém glúten.Isto o torna de fácil digestão auxiliando no emagrecimento. Porém não adianta utilizar o amaranto sem modificar outros hábitos alimentares.

    Boa semana

    Responder

Deixe seu comentário

*
*

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos posts