A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

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26 mar 2010

Conheça alguns tipos de Óleos Vegetais!!!

Azeite de Oliva Extra Virgem: Rico em ômega 9, gordura monoinsaturada. Fonte de compostos fenólicos com alta atividade antioxidante. Coadjuvante na redução das taxas de colesterol. Sugestão de consumo: 2 colheres de sopa/dia.
Óleo de Canola: Equilibrado em quantidades de ômega 6 e 3, fonte de gorduras monoinsaturadas e vitamina E. Possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais. Normalmente usado para cozimento, pois apresenta alto ponto de fumaça (233°C – 9 min).
Óleo de Linhaça: Fonte de ômegas 3 e 6 na proporção ideal. Estudos mostram sua ação na redução de triacilglicerol e colesterol, na proteção de neurônios e também na inibição de fatores inflamatórios. Recomenda-se o consumo de 2 a 4 g/dia, equivalente a 1 colher de sobremesa/dia. Pode ser misturado ao azeite na proporção de 2 de azeite para 1 de óleo de linhaça (100 ml de azeite e 50 ml de óleo de linhaça) e usado para temperar saladas.
Óleo de Gergelim: Fonte de ácidos graxos insaturados ômegas 3, 6 e 9. Naturalmente fonte de vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres. Saboroso, pode ser usado em saladas, pratos frios e massas.
Óleo de Girassol: Fonte importante de ômega 6 e de vitamina E. Utilizado a frio, diretamente sobre os alimentos e em molhos para saladas ou ainda em cozimento rápido em baixas temperaturas.
Óleo de Macadâmia: Fonte de ômegas 7 e 9. Estudos mostram que seu consumo auxilia na redução das taxas de colesterol total e LDL. Usado em receitas, saladas e refogados. Recomenda-se o consumo de 5 a 10g/dia, equivalente a 1 a 2 colheres de sopa/dia.
Óleo de Amendoim: Fonte de vitamina E. Saboroso, usado em pratos quentes e saladas.
Óleo de soja: Fonte de ômegas 6 e 3, devemos preferir os prensados a frio. Usado largamente na culinária.
Óleo de coco: Prensado a frio, quando submetido a altas temperaturas, não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. Tem ação antioxidante e imunoestimulante. Estudos sugerem ainda sua ação termogênica, coadjuvante nos processos de emagrecimento. Sugere-se o consumo de 3 a 4 colheres de sopa/dia.

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