A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

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22 jan 2010

“Cajú” A Fruta do Brasil

Viajando pelo Norte do Brasil, encontrei variedades de frutas com diferentes sabores e nutrientes. Uma das mais saborosas sem dúvida nenhuma é o caju.
Originário do Brasil,são conhecidas cerca de vinte variedades de caju e classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor da fruta (amarela, vermelha ou roxo-amarelada, dependendo da variedade).
Valores Nutricionais
Esta fruta é extremamente rica em vitamina C e niacina, além de ferro.A castanha possui proteína, é rica em aminoácidos essenciais e apresenta um alto valor calórico, sendo contra-indicada para pessoas com problemas de obesidade.
A polpa carnosa dessa fruta que comumente é considerada como a fruta, não passa do receptáculo do verdadeiro fruto do cajueiro que é a castanha de caju.
Pode ser consumida pura em sucos, sorvetes, saladas, sorvetes, mousses,doces e bebidas.
O suco de caju tem efeitos diurético, depurativo e sudorífero. Alguns médicos naturalistas recomendam a polpa ou o suco nos tratamentos de diabetes, eczema e reumatismo e no combate a gripes e resfriados.
A época boa para o consumo do caju é janeiro e fevereiro.

A porção de 100 g da fruta equivale a:


Kcal: 36.5


Carboidrato: 8.4g


Proteína: 0.8g


Gorduras: 0.2g


Colesterol: 0


Fibras: 1,50g

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