A Nutricionista

Carolina Baccei

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo; Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria; Formação em Auriculoterapia pela Humaniversidade e Prestadora de Serviços para Rede Record no programa A Fazenda (1ª/2ªe 3ªtemporada)

[ +mais ]

8 dez 2009

Alimentação Saudável nas Festas de Final de Ano

Pra quem acha que é impossível manter o peso e uma alimentação saudável nas festividades de final de ano, aí vai algumas dicas para não sair da linha.
A grande variedade de frutas e vegetais cultivados no Brasil permite enfeitar pratos típicos das festas, valorizando as carnes de aves orgânicas e abusando de temperos e ervas naturais. As frutas podem ser uma excelente opção de sobremesa ou fazer parte de saladas mistas e coloridas.

* Prefira alimentos orgânicos, frescos e da safra e evite carnes gordurosas, frituras, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.
* Não é necessário elimibar totalmente os tradicionais pratos de final de ano do cardápio como peru, farofa, entradas, etc. Basta prepará-los de forma mais saudável.

* A maionese pode ser feita com creme de iogurte desnatado e só uma colher de maionese light.

* As frutas cristalizadas são muito calóricas,entretanto podem ser substituídas por frutas secas.

* Para as sobremesas, o ideal é abusar das frutas em forma de salada ou mousses.

* Prefira as saladas cruas e o legumes que são fonte de fibras e dão a sensação de saciedade.

O que comer: saladas verdes, Amêndoas, Avelã, Nozes, Castanha do Brasil, Pistache, Frutas secas, Frutas da estação ( uva, manga, abacaxi, pêssego, ameixa), Carnes de aves orgânicas ( frango, peru, chester), Peixe ( salmão, bacalhau, atum), legumes, Risoto de quinua, arroz integral colorido (cubinhos de pimentão verde, cenoura, milho), farofa com vegetais, Sobremesas à base de frutas frescas, Panetone ou Bolo de Natal integral sem adição de açúcar, Água, sucos naturais, chás gelados, vinho orgânico, pnche de frutas sem álcool, água aromatizada com raminhos de alecrim (dão sabor e ainda facilita a digestão).

O que evitar: Maionese, queijos gordurosos (gorgonzola, cheddar, provolone), Frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, Doces em geral que levam açúcar, Carnes gordurosas (tender, leitão, costela), embutidos, Massas com cremes ou molhos cremosos, creme de leite, catupiry, Chantilly, leite condensado, Refrigerantes, bebidas alcoólicas em excesso.

Aqui vão algumas dicas de receitas para sua Ceia de Natal ou Reveillon se tornar mais equilibrada com muito sabor!

Peito de Peru ao Molho de Laranja
Ingredientes:
1 peito de peru (1,5kg)
6 laranjas
1 colher (sobremesa) de mostarda
60g de açúcar mascavo
20ml de vinho branco
2,5 g de noz moscada
Modo de Preparo:
Coloque o peito de peru em uma assadeira. Esprema as laranjas e regue o peito de peru. Cubra com papel manteiga e leve ao forno médio (200°C), pré-aquecido por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel. Acrescente o vinho branco e complete o cozimento por mais cerca de 30 minutos. Retire o peito de peru e coloque em uma travessa e com o caldo do assado, junte o açúcar mascavo, mostarda e noz moscada. Coloque no fogo para ferver. Mexa bem. Se necessário acrescente um pouco de água. Passe por uma peneira e coloque em uma molheira.

Arroz Integral com Castanhas
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de castanha do Brasil
1 xícara (chá) de arroz integral
Água quente (para o arroz)
1 colher (sopa) de óleo de canola
1 dente de alho picado
½ cebola picada
Sal e salsinha picada a gosto
Modo de Preparo:
Refogue o alho e a cebolha no óleo. Acrescente o arroz e deixe fritar por alguns minutos. Junte á agua e deixe cozinhar. No final do cozimento tempere com sal, salsinha e junte as castanhas.

Salada Verde com Rabanete e Pêssego
Ingredientes:
10 ramos de agrião
6 folhas de alface roxa
1 rabanete cru ralado
2 pêssegos picados
20g de castanha de caju picada
2 tomates pêra picados
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Lave bem as folhas e os legumes. Enfeite em uma saladeira as folhas, legumes, o pêssego e salpique com a castanha. Tempere com sal e pimenta do reino.
Gelado de Maracujá
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de adoçante em pó
4 colheres (sopa) de suco de maracujá
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 copo de iogurte desnatado
Modo de Preparo:
Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo, em banho-maria, por cerca de 5 minutos ou até que amoleça. Bata no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de maracujá e o adoçante. Bata por 2 minutos ou até ficar homogêneo. Distribua em 2 taças individuais e leve para gelar por 2 horas ou até endurecer. Decore com folhas de hortelã.

“Uma ceia mais equilibrada, com alimentos mais nutritivos e frescos mostra uma preocupação a mais com os convidados e ainda proporciona pratos com grande variedade de cores e sabores. Sabendo fazer boas escolhas e dosando as porções sem exageros, com certeza você ganhará muito mais em saúde, sabor, e ainda começará 2010 em boa forma, sem brigar com a balança”

Deixe seu comentário

*
*

Seu email nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos posts